segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Congresso em Novembro encerra comemorações do nascimento do escritor


As comemorações dos 120 anos do nascimento do autor do «Livro do Desassossego» encerram com o I Congresso Internacional Fernando Pessoa, no Auditório do Turismo de Lisboa, Rua do Arsenal Nº 15, entre os dias 25 e 28 de Novembro

A singularidade deste Congresso, promovido pela Casa Fernando Pessoa, “é a de criar um diálogo entre os especialistas da obra de Pessoa e os criadores que nela se inspiram – poetas, pintores, cineastas”.

O professor Eduardo Lourenço proferirá a conferência inaugural, às 10h30 de dia 25 de Novembro.

Os segredos revelados pelas anotações marginais de Pessoa à sua própria biblioteca, os pontos de contacto entre a obra de Pessoa e a de outros génios da literatura (como o Padre António Vieira, Shakespeare, Joyce ou Yeats), as relações entre Pessoa e a psicanálise ou as suas ligações à astrologia serão outros temas abordados neste Congresso.

Entre os muitos congressistas portugueses e estrangeiros que se deslocam para este encontro, destacam-se as presenças de Antonio Cicero, Antonio Saéz Delgado, Anna Klobucka, Arnaldo Saraiva, Eucanaã Ferraz, Fernando Cabral Martins, Fernando J.B. Martinho, Fernando Pinto do Amaral, Gastão Cruz, Ivo Castro, Jerónimo Pizarro, João Botelho, José Blanco, José Gil, Júlio Pomar, Ken Krabbennhoft, Leyla Perrone-Moisés, Manuela Nogueira, Maria Lúcia Dal Farra, Nuno Júdice, Paulo Cardoso, Patrick Quillier, Richard Zenith, Robert Bréchon e Teresa Rita Lopes.

O Congresso incluirá ainda um espectáculo de Camané, composto unicamente por fados com poemas de Pessoa, e uma versão teatral de «A Carta da Corcunda ao Serralheiro», de Fernando Pessoa, numa interpretação de Ângela Pinto.

Sem comentários: