segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Literatura: I Congresso Internacional Fernando Pessoa encerra comemorações dos 120 anos do poeta

Lisboa, 17 Out (Lusa) - A Casa Fernando Pessoa realiza de 25 a 28 de Novembro, em Lisboa, o I Congresso Internacional Fernando Pessoa, uma iniciativa que criará um diálogo entre especialistas na obra do escritor e poetas, pintores e cineastas que nela se inspiram.

O ensaísta Eduardo Lourenço vai proferir a conferência inaugural neste congresso que encerra as comemorações dos 120 anos do autor do "Livro do Desassossego".

"Os segredos revelados pelas anotações marginais de Pessoa à sua própria biblioteca, os pontos de contacto entre a obra de Pessoa e a de outros génios da literatura (como o Padre António Vieira, Shakespeare, Joyce ou Yeats), as relações entre Pessoa e a psicanálise ou as suas ligações à astrologia serão outros temas abordados neste Congresso", indica uma nota da Casa Fernando Pessoa.

O Congresso, que vai decorrer no Auditório do Turismo de Lisboa, contará com as participações de Antonio Cicero, Arnaldo Saraiva, Fernando Cabral Martins, Fernando Pinto do Amaral, Jerónimo Pizarro, Ivo Castro, João Botelho, José Blanco e Júlio Pomar.

Nuno Júdice, Paulo Cardoso, Fernando J.B. Martinho, Antonio Saéz Delgado, Richard Zenith, Manuela Nogueira e Teresa Rita Lopes são outros dos participantes.

O Congresso inclui ainda um espectáculo de Camané que vai cantar fados com poemas de Pessoa.

Fernando Pessoa nasceu em Junho de 1888 e morreu em 1935.

EO.

Lusa/Fim

Sem comentários: