terça-feira, 3 de junho de 2008

120 Anos do Nascimento do Poeta Fernando Pessoa



Um ciclo de conferências, curtas-metragens, uma exposição, um concerto e uma peça de teatro são algumas das iniciativas promovidas pela Casa Fernando Pessoa para comemorar os 120 anos do nascimento do poeta, que se assinala a 13 de Junho de 1888.
A partir de 1 de Junho, e até ao final do mês, será exibido na RTP, em horário nobre, um conjunto de pequenos filmes, com cerca de um minuto e meio, em que figuras públicas de diversas áreas e também algumas crianças lêem um poema de Fernando Pessoa da sua escolha.
O projecto, intitulado "Pessoa, Pessoas", é uma produção da Casa Fernando Pessoa (CFP), com o apoio do grupo editorial LeYa, realizada por uma equipa coordenada por Elvis Veiguinha, em que participam os escritores José Eduardo Agualusa, Lídia Jorge, Francisco José Viegas e Inês Pedrosa (directora da CFP), os músicos Pacman, Camané, Rui Reininho, Carlos do Carmo e Sérgio Godinho, o actor Miguel Guilherme, as jornalistas Paula Moura Pinheiro e Patrícia Reis, o comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa e os políticos Jerónimo de Sousa e Teresa Caeiro, entre outros.
A 3 de Junho, decorre na CFP o lançamento de uma edição em inglês de "Mensagem", pela Oficina do Livro, com tradução de Richard Zenith e ilustrações de Pedro Sousa Pereira, seguido de um debate sobre a obra de Pessoa, que contará ainda com a participação da editora-executiva da Oficina do Livro Cristina Ovídio e do professor universitário Fernando Cabral Martins. A sessão, marcada para as 18h30, terminará com uma leitura de excertos da "Mensagem" em português, pelo actor João Grosso, e em inglês, por Richard Zenith.
No dia seguinte, 4 de Junho, inicia-se um ciclo de conferências seguidas de debate intitulado "Fernando Pessoa, o Guardador de Papéis", organizado pelo investigador colombiano Jerónimo Pizarro, que decorre até 02 de Julho, sempre às quartas-feiras, pelas 18h30, na Casa Fernando Pessoa.
Os temas "Vida-Obra", "Obra-Vida", "Tradução", "Biblioteca" e "Edição" serão abordados nas cinco conferências por especialistas como a escritora Manuela Nogueira, sobrinha do poeta, Steffen Dix, tradutor de textos do autor ligados à religião e à filosofia, o poeta e ensaísta Manuel Gusmão, os investigadores Patrício Ferrari e Carla Gago, as professoras universitárias Rita Patrício e Ana Freitas e o investigador José Barreto.Uma exposição de ilustração da autoria de Richard Câmara, intitulada "Pessoa Popular", será inaugurada a 5 de Junho na Casa Fernando Pessoa.
No dia em que se completa o 120.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, 13 de Junho, o Terreiro do Paço acolhe o espectáculo "Hip Hop Pessoa", uma iniciativa da CFP, da Câmara Municipal de Lisboa e da editora discográfica Loop: Recordings que reúne escritos do poeta e alguns dos mais conhecidos nomes do movimento Hip Hop nacional, como Melo D, Maze e Fuse, dos Dealema, Raptor, Rocky Marsiano, Rodrigo Amado, Sagas, Dj Ride, T-One, D-Fine e Viriato Ventura, pai de Sam The Kid.
A animação no Terreiro Paço começa às 18h00, com os Djs da Loop Rui Miguel Abreu, José Belo, D-Mars, e DJ Ride e com Nomen, um dos mais reputados artistas de graffiti portugueses, a pintar painéis alusivos à iconografia pessoana, e o concerto começará às 22h00.
Em Setembro, será editado um CD de homenagem a Fernando Pessoa com a participação destes e de outros artistas - que estará parcialmente disponível para download gratuito no portal LX Jovem, da Câmara de Lisboa, financiadora do álbum - acompanhado de um DVD com entrevistas a todos os envolvidos no projecto e da gravação do concerto de 13 de Junho.
Uma peça de teatro baseada no único texto escrito por Pessoa no feminino, "A Carta da Corcunda para o Serralheiro", será apresentada na Casa Fernando Pessoa em três noites consecutivas - 18, 19 e 20 de Junho, pelas 21h30, com entrada livre - com interpretação da actriz Ângela Pinto e encenação de Hélder Gamboa.
Esse texto, assinado por Maria José, e uma resposta a ele da autoria de Inês Pedrosa, intitulada "A Carta do Serralheiro para a Corcunda", estão publicados num número especial da revista Egoísta dedicado ao poeta, que reúne contributos de escritores como Antonio Tabucchi, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Hélia Correia, dos investigadores Richard Zenith, Teresa Rita Lopes, Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari e do fotógrafo Daniel Blaufuks, entre outros.

Sem comentários: