quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fernando Pessoa/120 anos: Em busca do "Pessoa sul-africano"



Joanesburgo, 12 Jun (Lusa) - Dez anos de vivência sul-africana nos anos da meninice e juventude marcados pela explosão do génio criativo, pelo nascimento dos primeiros heterónimos e por alguns prémios literários não parecem ter constituído património suficiente para que o poeta Fernando Pessoa conquistasse um lugar de direito nas letras sul-africanas.
Quando se comemoram os 120 anos do nascimento do poeta, alguns académicos sul-africanos e portugueses residentes no país e que se dedicaram ao estudo do "complexo português" admitem que Pessoa pouco mais é hoje, na África do Sul, do que um busto no liceu de Durban, onde estudou, e uma vaga memória para uma mão-cheia de eruditos.
David Bunyan, estudioso de Pessoa e professor catedrático na Universidade de Rhodes, em Grahamstown, confessa que "nunca foi capaz de convencer as pessoas de que Pessoa faz parte do universo sul-africano por uma miríade de razões".
Essas razões, refere Bunyan numa entrevista à Lusa, passam pelo envolvimento do então jovem poeta na problemática da Guerra Anglo-Boer, criticando asperamente o então secretário de Estado das colónias inglesas pelos campos de concentração onde os ingleses encarceraram os "boers" em pelo menos 2 obras (Liberty e Joseph Chamberlain), o nascimento do génio literário durante os seus "anos sul-africanos" e o facto de ter conquistado prémios literários no país, como o prestigioso "Queen Victoria Memorial Prize", em 1903, entre 899 candidatos.
"Pessoa fascinou-me desde sempre pela sua complexidade, e embora reconheça que os seus melhores trabalhos não foram escritos em inglês na fase de residência na África do Sul, o seu génio viverá para sempre neste país", explica David Bunyan.
Para Ana Margarida van Eck, directora do departamento de Português da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, o peso da África do Sul na personalidade do poeta não pode ser ignorado, antes enaltecido.
"Também o extraordinário encantamento da obra multifacetada de Fernando Pessoa tem merecido a atenção minuciosa do vasto mundo literário. No universo académico sul-africano prevalece a corrente que defende a sua inclusão na categoria de produção poética de expressão inglesa deste país. Esta proposta assenta no facto de Pessoa ter aqui vivido os seus anos formativos e, consequentemente, ter sofrido profunda influência da literatura anglófona", salienta esta académica num ensaio escrito em 2002.
Van Eck acrescenta que foi "afinal, durante a sua permanência em Durban, que Fernando Pessoa criou, entre outros, os heterónimos Alexander Search e Charles Robert Anon e, sob este último nome, chegou mesmo a publicar um poema no jornal Natal Mercury".
Para esta académica, os referidos heterónimos "associam-se aos conceitos de Descoberta, por um lado, e de Anonimato, por outro, representando forças psíquicas de oposição, e que poderiam ter conduzido ao posterior surgimento de outros heterónimos, também eles caracterizados por estares acentuadamente contrários".
Bunyan insiste que Pessoa tem claramente lugar na categoria do Modernismo internacional e que o espaço sul-africano é, no caso do poeta português, o espaço de origem.
Se pensarmos que Pessoa residiu, estudou e criou em Durban, África do Sul, entre os 7 e os 17 anos (de 1895 a 1905), a sua influência, mesmo que esbatida e diluída por via dos ventos da História sul-africana, não deixa de ser notável.
Ele influenciou, segundo estudiosos locais, poetas sul-africanos como Charles Eglington e Stephen Gray, que o consideram mesmo "compatriota".
"Jennings, autor de um aturado estudo intitulado -Os 2 exílios - Fernando Pessoa na África do Sul`, ao procurar destrinçar a relevância que as línguas tiveram para Pessoa, ventila a ideia de o inglês estar associado ao intelecto, mas ter sido em português, na "clara língua majestosa", que se fez o coração deste poeta", salienta Ana Margarida van Eck.
Fernando Pessoa nasceu em Lisboa no dia 13 de Junho de 1888.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2008-06-12 13:50:02

Sem comentários: