segunda-feira, 2 de junho de 2008

Pessoa/120 Anos: SPA assinala efeméride com teatro, debates e cinema

2008-05-31 09:35:00
Lisboa, 31 Mai (Lusa) - A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) comemora em Junho os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa com uma peça de teatro, debates, o lançamento de um livro, uma exposição e a antestreia de um filme.
O programa das comemorações, que decorrerão durante todo o mês de Junho no auditório Maestro Frederico de Freitas, na sede da SPA, em Lisboa, arranca a 05 de Junho com uma mesa-redonda intitulada "Pessoa e Suas Ficções" - que incluirá a apresentação de vários documentos audiovisuais - em que participam José Xavier, Teresa Rita Lopes e Manuela Parreira da Silva.
Segue-se, a 12 de Junho, o lançamento do livro "Véspera de Viagem", um texto para teatro de Teresa Rita Lopes, editado pela SPA, e um diálogo sobre alguns aspectos nela abordados - nomeadamente "Pessoa Amoroso e Contestatário" - entre a autora e José Blanco.
A 19 de Junho, será representada a peça "Do Desassossego", baseada no "Livro do Desassossego", de Bernardo Soares, semi-heterónimo de Pessoa, da autoria de Carlos Paulo, que é também o protagonista, com encenação de João Mota.
Uma exposição intitulada "Fernando Pessoa - Vida e Obra", uma parceria da SPA com a Casa Fernando Pessoa e a Câmara Municipal de Cascais, será inaugurada na SPA a 26 de Junho.
No mesmo dia, decorrerá a pré-apresentação do filme "Mistérios de Lisboa, What the Tourist Should See", realizado por José Fonseca e Costa a partir da obra homónima de Pessoa, escrita em 1925.
A encerrar o programa, haverá, ainda no mesmo dia, um recital de textos pessoanos sobre Lisboa, por Manuel Freire, presidente da SPA.
Todas as sessões do programa dedicado a Fernando Pessoa, nascido a 13 de Junho de 1888, têm início às 18:30 e entrada livre.
ANC.
Lusa/fim

Sem comentários: